vendredi 13 février 2009

Friday 13


Nada melhor pra comemorar a sexta-feira 13 do que relembrar de Jason Voorhees, clássico personagem da série Friday 13. Há muita superstição com a data, e nesse ano de 2009, há 4 junções onde a sexta feira fecha com o dia 13... e dizem que é nessas datas que o nosso amigo grandão costuma aparecer. O mais curisoso, por falar em calendário, é que o nome JASON é a junção das iniciais dos cinco meses que vem na sequência: Julho-Agosto-Setembro-Outubro-Novembro. Coincidência?

Bem, Jason, antes de ser famoso, teve uma infância nada bacana, passando por humilhações e provocações dos seus queridos amiguinhos. Com onze anos, ele vai junto com a mãe prum balneário lá pelas bandas de Massassuchets - Nova York. E é lá que a gurizada se aproveita legal do pequeno jason, enquanto o pessoal no balneário, os queridos pais dos idiotinhas, ficam se chapando e trepando no barco. Como dizem, é no coletivo que o homem se corrompe... Resultado: as crianças atingem seu ápice de abuso com o garoto, e os pais... obviamente, nem ligam. Jason morre afogado sendo ignorado, na frente do barco, sem ninguém lhe acudir. Sua mãe, por vingança, mata os "cuidadores" do balneário por negligência. E entendemos, assim,  o porquê de Jason ser o empata-foda mais cruel da História do Cinema: ele simplesmente odeia ver gente transando. Pessoal, não transem na Sexta-feira 13! Vai saber... O fato é que Jason, de tanto ódio, voltou da Morte... pra ensinar a humanidade a ser mais atenciosa com ele. De um jeito ou de outro, ele iria ter atenção. Voltou bem mais grandinho: 2 m. X 110 Kg, Um senhor zumbi com máscara de Hoquei.

E não há pirralho no mundo que já não tenha morrido de medo do Jason. Ainda lembro da primeira vez que vi o Jason na TV: um cortador de árvores ofereceu um pedaço de chocolate pra ele, que, pra variar, ficou parado com a máscara, "olhando" pro sujeito, facão em punho, caladão como sempre... e o cara deu de ombros e virou as costas. Acho que isso não agradou muito o nosso amigo... racho o crânio do cara ao meio. E eu com uns 5 anos de idade... fiquei chocado com aquilo. Mas depois passei a entender tais assasinatos do Jason. Não que justifique, mas vejamos... quem cria os psicopatas da nossa sociedade? Nascemos assim? Não, pessoal... nós mesmos que criamos os nossos vilões, tanto na vida real quanto no cinema, e dentro de nós mesmos. Não que justifique, mas os assassinos seriais têm suas razões. é a velha parábola de Anne Rice, do Dr. Frankestein e a sua Criatura, que deseja vingança. Mas o desejo de vingança é tão profundo que a morte do objeto de vingança NÃO sacia a sede, e então, nasce um vilão social. Um psicopata que deu o primeiro passo, e creiam, eles são muito inteligentes, "perigoso é aquele que não tem nada a perder", como já diria Goethe...e cada um tem seu estilo próprio. O Jason, por exemplo: ele nunca se estressa, vai caminhando numa boa atrás das vítimas... desconfio até que se não fosse a timidez dele embaixo da máscara, até puxava um crivo pra fumar. E o que acontece? Obviamente, o lado frio sempre tem o controle da situação, já diga minha ex por mim. E então, dessa forma, ele pega todas suas vítimas, nervosas e desorientadas com um brutamontes no encalço.

Lembro de outra cena em que um negão (nada contra) tava fugindo do Jason, subindo apavorado uma escadaria de um prédio. Obvio, nosso amigo foi subindo os degraus com passos firmes e decididos, 2 por 2. Chegam ao terraço, céu aberto, prelúdio do combate final do filme Matrix. E aí o negão tenta reagir: bate no Jason até não aguentar mais, tira até o facão das mãos dele... e pára, bufando, e olhando pro nosso zumbizão. E aí... o Jason pára e fica olhando pra ele tipo... "deu? Cabou?" E então... senta só uma senhora biaba na cabeça do negão, qual voa longe, separada do corpo, rodopiando. A minha reação, óbvio, foi bem diferente de quando eu tinha 5 anos: dessa vez eu rolei de rir. Não pelo fato, mas mostrando como o ser humano se esforça inutilmente... foi cômico. Desculpem os puritanos, mas a sociedade me corrompeu um pouco também, aprendi com vocês a rir da desgraça alheia.

Ah, os psicopatas... tão odiados pela sociedade que os criou. Mas eu os entendo, e bem ou mal, eles fazem Arte, não há como negar. Eu queria namorar uma garota psicótica... eu acho que sou um pouco, mas a diferença é que não transformo em atos. Serei eu um psicopata em potencial? Bem ou mal, nada melhor do que evitar ser inimigo deles, não acham? Se o Jason vier hoje, eu mostro o artigo pra ele, faço ele sentar no PC e ofereço um suquinho de maracujá. Não tenho namoradas ou coisa que o valha, portanto, sem problemas. Pode vir, Jason: deixa o facão do lado de fora, tira os coturnos e relaxa um pouco, antes de procurar mais humanos imbecis pra matar.

.

4 commentaires:

Anonyme a dit…

Poh avisou tarde! Mas o Jason não apareceu! ^^

Te linkei!
Abraço!

Anonyme a dit…

Devo considerer o pedido de "casamento"? Como vc seria como "marido"?
(Isso vai me fazer perguntar besteiras qualquer hora dessas.)
Como é,cigarros , vinhos e "amor" são drama?
Meu anjo, se diverte com o que, sente prazer com o quê?
Tantas perguntas. Já parei de fumar, foram só três pra desopilar, coisa pouca!
Em cima do muro já estou!

Hasta!

Anonyme a dit…

essa decepção toda por conta do meu post!?
não seja pretencioso!
tem medi[b]dor[/b]??

no fundo merecemos pelo q pasamos, mesmo se entender!
Não nego nenhum dos meus cigarros. só eu sei o alívio q me proporciona!
Vc exige demais do outros pq não consegue se auto afirmar?!
Sou um vermezinho, mas tenho minha opnião!
E você precisa de amor, bem dado!
Não namorico sustentado por paixonite aguda. É o que acho!
Não me julgue pelo que vc é...
Cadê a gentiliza e a fraternidade que demonstrára, amigo?
Que conversar(msn)?

Anonyme a dit…

o que vem a ser 'procurar' na sua opnião, então?

Escrevo sobre o q estou pensando.. não pra q leiam e achem um máximo.
Não pretendo ser escritora!

se vc não me disser nuca vou saber mesmo da sua vida!
Mas entendi o patamar alto do orgulho!
.

*Verification des mots:tonto =)